Lista de alimentos permitidos na Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica ao lado da low carb, vem se tornando cada vez mais popular entre pessoas que querem adotar uma alimentação saudável. Para facilitar a sua vida na hora das compras e de montar um cardápio, trazemos uma lista com os alimentos permitidos na dieta cetogênica.

Na dieta cetogênica, a energia gerada pelo organismo e proveniente da gordura ao invés dos carboidratos. Os lipídios são metabolizados pelo fígado e sua oxidação gera os corpos cetônicos, usados como fontes de energia, funcionando como o principal alimento do cérebro.

Sendo assim, ao entrar em cetose, a tendência é que a pessoa entre em processo de perda de peso.

Outra grande vantagem da dieta cetogênica é que você não precisa passar fome. Pela lista que iremos mostrar, você conseguirá enxergar que existem uma quantidade enorme de alimentos gostosos e saudáveis para montar o seu cardápio.

A internet ainda é uma fonte inesgotável de receitas. É possível variar o cardápio todos os dias para não perder a motivação. Porque, cá entre nós, comer a mesma coisa todo santo dia, preparado sempre da mesma forma, ninguém aguenta por muito tempo.

Quais são os alimentos permitidos na dieta cetogênica?

Se você aderiu a este estilo de vida, pode incluir na sua lista de compra os seguintes alimentos:

Adoçantes

Diferença entre os tipos de adoçante.

Nenhum açúcar é permitido dentro deste estilo de alimentação. Mesmo aqueles que são vendidos como “saudáveis” como o açúcar de coco, açúcar fit, açúcar mascavo, dentre outros. (Conheça os diversos nomes para o açúcar)

Laticínios

Queijos e leites
  • Manteiga, creme de leite. Catupiry, requeijão.
  • Queijos: Cheddar, Muçarela, Cream Cheese, Gorgonzola, Brie, Parmesão, Prato, Gouda, Provolone, Suíço, dentre outros.

Ovos

Ovos
  • Os ovos podem ser de qualquer tipo e preparados da maneira que mais lhe agradar seja cozido, frito, mexido, omeletes, etc.

Carnes

Carnes, peixes e frutos do mar
  • Pode-se ingerir qualquer tipo de carne (bovina, suína, de aves, frutos do mar ou peixes), mas deve-se evitar o uso de embutidos (salsicha, salame, presunto, mortadela). Use-os somente em caso de extrema necessidade.

Farinhas

  • Mesmo as consideradas com baixo teor de carboidrato como a farinha de amêndoas, castanhas, linhaça, devem ser usadas com moderação. A canela pode dar um outro sabor a seus pratos e pode ser usada sem problemas.

Frutas

Frutas em baixo carboidrato - alimentos permitidos na dieta cetogênica
  • Tenha preferência por abacate, limão, tomate, coco, maracujá. Frutas vermelhas como morangos, amoras, framboesas, mirtilos, cerejas devem ser usadas com moderação.

Oleaginosas

  • Você pode consumir sem exageros: chia, amêndoas, avelãs, castanhas, castanha de caju, macadâmias, nozes, pistaches.

Derivados do coco

Alimentos da dieta cetogênica - Coco
  • Coco in natura, manteiga de coco, óleo de coco, leite de coco, creme de coco sem açúcar.

Verduras, temperos e legumes

Alimentos permitidos na Dieta Cetogênica - Verduras, temperos e legumes
  • Abóbora, abobrinha, açafrão, canela, cebolinha, coentro, manjericão, cheiro-verde, orégano, acelga, aipo, alface, alho, berinjela, brócolis, cebola, couve, chuchu, couve-flor, espinafre, pepino, pimentão, quiabo, repolho, rúcula, escarola, nabo, cenoura, beterraba, vagem, rabanete. (Estes últimos com um pouco mais de moderação)

Para encerrar, deixo vocês com um vídeo do Rodrigo Polesso, responsável pela Tribo Forte e também pelo livro Emagrecer de Vez e o Código Emagrecer de Vez. Nele, ele explica melhor o funcionamento da dieta cetogênica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.