Alimentos que colaboram para a perda de peso

Será que existem alimentos que colaboram para a perda de peso? Esta é uma pergunta que está sempre presente quando o assunto é emagrecimento.

A verdade é que não existe uma “fórmula mágica” ou um “alimento mágico” que ao ser ingerido fará com que você fique magrinha da noite para o dia. Mas sim, alguns alimentos podem colaborar para o processo de emagrecimento por conta de suas propriedades funcionais. Mas, mais uma vez, custa dizer que mágica eles não fazem.

Para emagrecer é preciso ter uma alimentação saudável e correta. Quando dizemos correta, queremos dizer que deve ser uma alimentação baseada em comida de verdade e variada. É difícil manter um estilo de vida quando a alimentação é monótona. É claro que, se você gosta de comer a mesma coisa todos os dias, não há problema algum nisso. Mas variar o cardápio é bem interessante e te motiva ainda mais a se manter dentro do objetivo.

Quando ingerimos alimentos saudáveis, de verdade, a tendência é que nossa saúde se fortaleça ainda mais. Quando priorizamos os alimentos ultraprocessados a tendência é perda de saúde e ganho de peso.

Neste post, separamos alguns alimentos que são saudáveis e por trazerem saciedade por muito mais tempo, consequentemente emagrecem. São alimentos simples, saudáveis e que você pode encontrar em qualquer supermercado ou mercearia.

Alimentos que podem colaborar para a perda de peso

Veja o que é possível incluir na sua alimentação para ganhar saúde e consequentemente, auxiliar na perda de peso:

Peixes com um teor de gordura mais alto

Alimentos que colaboram para a perda de peso - Peixes com mais gordura

Peixes com um teor de gordura mais alto, como o salmão por exemplo, além de serem ricos em minerais essenciais para a nossa saúde, são excelentes em dietas que visam a perda de peso. Vale também dizer que a gordura proveniente deste tipo de peixe também é super saudável.

Além do salmão, outros bons exemplos são o atum e a sardinha.

Abóbora

Alimentos que colaboram para a perda de peso - Abóbora de todos os tipos

A abóbora pode ser preparada de várias formas. Pode ser assada, refogada, cozida no vapor. É um ótimo acompanhamento e rica em vitaminas e fibras. A abóbora ainda é muito rica em potássio, que é um mineral essencial para a nossa saúde, que colabora muito para controle da pressão arterial.

Ah, a abóbora é tão versátil que também pode ser transformada até em sobremesa!

Batata Doce

A batata doce, amada por uns e odiada por outros, é uma excelente fonte de carboidrato. E sim, você não precisa fugir de carboidratos saudáveis para emagrecer. A batata doce tem o índice glicêmico baixo, ou seja, não vai causar picos de insulina no seu organismo.

Além disso, ela ajuda a manter a saciedade por mais tempo, evitando que você tenha fome em curtos períodos de tempo. Só não vale preparar batata doce frita, que aliás é uma delícia também.

Castanhas e sementes

Alimentos que colaboram para a perda de peso - Castanhas, sementes e nozes

Ricas em vitaminas e minerais, as castanhas e sementes podem se tornar um verdadeiro coringa para quem busca uma alimentação saudável.

Quando falamos da estratégia de alimentação low carb, muitas pessoas ficam perguntando sobre o que vão comer na hora do lanche. A resposta é simples! Castanhas e sementes podem ser transportadas para qualquer lugar, não estragam rapidamente e saciam a fome, com um baixíssimo índice de carboidratos. Só não vale se sabotar e comer 1Kg de castanhas de caju por exemplo. Mas tem horas que bem dá vontade né? Eu sei como é!

Veja também: Os benefícios dos alimentos termogênicos

Frutas vermelhas

Alimentos que colaboram para a perda de peso - Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas como os morangos, framboesas, amoras, são excelentes fontes de antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células, possuem baixa caloria e podem ser ainda excelentes formas de sobremesa.

Ainda são pobres em carboidratos e ricas em fibras, mantendo assim sua saciedade por muito mais tempo.

Grãos integrais

Os grãos integrais já têm sua fama no mercado. Por serem muito ricos em fibras, possuem uma digestão mais lenta e índice glicêmico mais baixo. Não causam picos de insulina e ainda mantém a saciedade por muito mais tempo.

Folhas verdes escuras

Alimentos que colaboram para a perda de peso - Verduras

Vegetais como brócolis, espinafre, couve, além de serem muito ricos em cálcio (mais até que o leite) são grandes fontes de minerais e vitaminas para o organismo. Tem alto teor de fibras, importantes para uma boa digestão e ainda mantém a saciedade por bastante tempo. Já falamos que são baixas em calorias? E ainda podem ser preparadas das mais diversas formas.

Ovos

Alimentos que colaboram para a perda de peso  - Ovos

Uma das proteínas mais completas que existem. Por muito tempo os ovos eram o grande vilão da boa alimentação. Só que após anos de pesquisas, ficou mais do que comprovado de que o ovo é um alimento completo e deve ser consumido por todos, exceto os alérgicos, claro.

Sem contar na infinidade de formas de preparo, os ovos são ótimos para aqueles dias em que estamos com preguiça de preparar algo elaborado para comer. Quer uma refeição completa? Ovo frito e salada, ovos cozidos e legumes. Só usar sua imaginação e a internet para preparar inúmeros pratos diferentes.

Falando em receitas…

Convido você a conhecer um ebook que pode ajudar a transformar o seu cardápio e ainda te ajudar a emagrecer. O Receitas para Secar em 30 dias está transformando a vida de muitas pessoas e pode transformar a sua também. Conseguimos uma promoção especial para os nossos leitores, não deixe de conferir!

Receitas para Secar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.