Benefícios do Psyllium para a saúde. Será que ajuda a emagrecer mesmo?

Quais seriam os principais benefícios do Psyllium para a saúde? Será que ajuda a emagrecer mesmo? Estas e outras perguntas serão respondidas neste post. Este é um ingrediente muito indicado por médicos e nutricionistas pois pode ajudar nosso organismo de inúmeras formas.

O Psyllium é uma fibra natural, que é extraída da casca da semente de um arbusto chamado Plantago Ovata. O teor de fibras presentes no Psyllium é tão alto, que acaba trazendo uma série de benefícios para a saúde. Ele pode ajudar não só a emagrecer, mas também pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar problemas intestinais, dentre outros. Mais abaixo vamos listas algumas das principais vantagens que você pode obter ao incluir o Psyllium na sua rotina de alimentação diária.

Os principais benefícios do Psyllium para a saúde

Benefícios do Psyllium para a saúde

Em apenas 100 gramas de Psyllium é possível encontrar cerca de 80 gramas de fibra solúvel. Dentro do nosso organismo ele absorve muita água, que faz com que ele se expanda e forme uma massa de consistência gelatinosa dentro do corpo humano.

Ao formar esta espécie de “gel”, o Psyllium colabora para fazer uma limpeza na parede intestinal, remove toxinas e ainda melhora todo o trabalho do trânsito intestinal.

O Psyllium pode ajudar a emagrecer

O Psyllium pode ser um grande aliado de quem está precisando perder peso. Ao ingerir a fibra, ela expande dentro do estômago e assim provoca uma sensação de maior saciedade. Esta sensação faz com que a pessoa acabe ingerindo menos alimentos no decorrer do dia.

Ajuda a controlar a glicemia

Uma alimentação com alto teor de fibras, faz com que a digestão seja um pouco mais lenta e evite, por exemplo, disparos de altas produções de insulina no organismo, o que faz com que a glândula produtora fique desregulada e provoque doenças como a diabetes. Digestão mais lenta é igual a menos produção de insulina e consequentemente, menos chances de desenvolvimento de diabetes.

Ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue

As fibras funcionam como uma espécie de “esponja” no organismo. Esta “esponja”, além de facilitar o trânsito das fezes pelo trato intestinal, também “absorve” o colesterol ruim, fazendo com que ele seja eliminado pelas fezes.

Melhora o trânsito intestinal

O Psyllium pode ser um grande aliado de pessoas que sofrem de problemas intestinais. Ele é eficaz para prevenir a prisão de ventre, fissuras anais, hemorroidas, ajudar no tratamento da síndrome do intestino irritável, da colite ulcerativa e também da doença de Crohn.

Como tomar o Psyllium corretamente para obter os melhores benefícios

Como usar o Psyllium corretamente

Para obter os melhores benefícios do Psyllium para a saúde, é preciso utilizá-lo de maneira correta. Geralmente uma pessoa precisa de cerca de 25 a 30 gramas de fibras por dia. Uma colher de sopa de Psyllium pode trazer cerca de 5 gramas de fibras.

Você pode colocar o Psyllium junto com outros itens da sua alimentação, como ensopados, saladas, aveia, sucos, etc. Também pode acrescentar o Psyllium no preparo de pães, bolos e biscoitos.

Lembre-se que as fibras são essenciais para uma boa saúde. Porém, ao mesmo tempo em que incluímos as fibras na nossa alimentação, devemos ingerir bastante água para que não ocorram problemas digestivos.

Para fazer qualquer alteração na sua alimentação, não deixe de procurar também um médico ou um nutricionista. O que pode fazer bem para alguém que você conhece, pode não ser bom pra você. Fique atento!

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