Faz mal comer ovos todos os dias?

O ovo é um alimento coringa principalmente na dieta low carb. Mas, será que faz mal comer ovos todos os dias?

Por muitos anos, o ovo foi considerado um verdadeiro vilão da alimentação saudável. Colocaram tanto terror nas pessoas que algumas simplesmente o aboliram da dieta. Mas, nada que estudos e comprovações científicas provem o contrário.

Faz mal comer ovos todos os dias?

Mas, por que alguns chegaram a dizer que faz mal comer ovos todos os dias?

O ovo sempre foi considerado o vilão do colesterol, pois uma unidade contém cerca de 213 mg de colesterol, o que quase equivale a quantidade máxima recomendada pela Associação Americana do Coração.

O que acontece é que nem todo colesterol ingerido com ovos é responsável pelo entupimento das artérias coronarianas. Apenas uma pequena parte do colesterol presente no ovo que é realmente absorvido pelo organismo. O restante é “utilizado” em várias funções dentro do corpo, como na produção de hormônios.

Faz mal comer ovos todos os dias?

Quantos ovos posso comer por dia?

Não existe um número exato. O ideal é que converse com seu nutricionista para definir um plano alimentar adequado para o seu objetivo. Pessoas que querem emagrecer, possuem uma necessidade totalmente diferente daquelas que pretendem ganhar mais massa muscular.

Mas uma coisa que com certeza este profissional irá te afirmar é de que não faz mal comer ovos todos os dias.

Qual a diferença entre o ovo comum e o ovo caipira?

Faz mal comer ovos todos os dias?

Esta diferença é referente a forma com que as galinhas foram tratadas. No caso dos ovos brancos, comuns e geralmente os mais baratos, eles são produzidos por galinhas que são criadas em uma espécie de cativeiro, em granjas mecanizadas.

Já os ovos caipiras são obtidas de galinhas que são criadas ao ar livre. Por isso, seus ovos costumam ter uma gema mais amarela e são muito mais saborosos. Se possível, sempre prefira os ovos caipiras. Mas caso não tenha condições, os ovos comuns têm as mesmas propriedades e vitaminas.

Veja os principais benefícios dos ovos para a saúde:

Faz mal comer ovos todos os dias?

Agora que já sabe que não faz mal comer ovos todos os dias, veja os benefícios que este alimento traz para a saúde:

  • Ovos são ricos em vitaminas como vitamina A, B2, B5, B6, B12, D, E e K. Também é uma fonte de cálcio, selênio, fósforo e muitos outros minerais;
  • Aumentam o colesterol bom, o colesterol HDL;
  • Ajudam a emagrecer! Por isso na low carb ele é considerado um alimento coringa! Dá para preparar de várias formas e mantém a saciedade por muito mais tempo;
  • Colabora para a saúde dos olhos;
  • Colabora para uma melhoria da memória;
  • Acelera a produção de massa magra. Por isso é muito consumido por atletas.

Leia também: Alimentos que fazem muito mal para a saúde.

Cuidados ao preparar

Existe sempre aquela discussão sobre a gema mole ou a gema dura. O importante é sempre cozinhar bem os ovos (ou fritá-los bem se esta for sua preferência) para evitar a contaminação por salmonela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.