Como fazer uma ceia de natal saudável

Chega o final do ano e com ele as festas! São festas da firma, reunião entre amigos e também a ceia e o almoço de natal. Não tem jeito, a gente sempre exagera um pouco e não há motivo para ficar com “neura” disso. O natal é uma época de exceções e não é bom para a sua mente ficar se punindo por isso. Mas, digamos que você entrou recentemente no estilo de vida low carb e não quer fugir muito dele. Saiba que é possível fazer uma ceia de natal saudável e ainda por cima muito saborosa.

Dicas para preparar uma ceia de natal saudável

O lado bom de seguir o estilo de vida low carb (baixo carboidrato) é que opções de pratos não irão faltar. Você pode preparar coisas deliciosas que todos ficarão impressionados. Veja algumas sugestões de pratos para você preparar:

Farofa com bacon

Como fazer uma ceia de natal saudável
A farofa pode ser usada para rechear lombinhos, frangos e outras aves que você preparar.

Quem disse que na sua ceia não vai ter farofa?! Vai sim! Você vai precisar de bacon, cebola, alho, salsa, cenoura ralada grossa (se gostar), farinha de coco ou farinha de castanha. Não há uma quantidade exata de ingredientes, use-os de acordo com sua necessidade.

Em uma frigideira ou panela refogue o bacon picado. Quando já estiver bem dourado e crocante, acrescente a cebola e refogue usando a própria gordura do bacon. Quando a cebola estiver dourada, adicione o alho. Se for usar cenoura relada acrescente agora, caso contrário é hora de adicionar a farinha. Vá mexendo a farinha com os temperos até dourar. Aproveite também para acertar o sal. Não deixe de ir provando pois o bacon já é um pouco salgado. Quando a farinha já estiver quase no ponto, acrescente a salsa e pronto. Você já tem uma farofa low carb!

Ceia sem arroz? Que nada! Prepare um delicioso arroz de couve-flor!

Se você não abre mão do acompanhamento, mas não quer comer o arroz tradicional, pode criar uma versão feita com couve-flor. Você vai precisar de uma couve-flor grande, cebola picada, cenoura ralada, pimentão verde e vermelho picadinhos (meia xícara basta), meia xícara de nozes picadas, sal e pimenta a gosto.

Para preparar triture as flores da couve-flor no processador até ficar em grãos bem pequenos. Se não tiver processador, dá para cozinhar os floretes no micro-ondas e passar no ralador. Se você for uma pessoa paciente, também pode picar todos os floretes na ponta da faca. Em uma frigideira, adicione duas colheres de manteiga e refogue a cebola até dourar. Se te agradar, acrescente também um dente de alho picado para dar gosto. Depois de tudo dourado, acrescente a couve-flor, a cenoura e o pimentão em cubos. Refogue bem e adicione o sal e a pimenta a gosto, as nozes trituradas. Tampe a panela e deixe descansar. Aqueça somente na hora de servir.

Outras sugestões de pratos low carb para você fazer uma ceia de natal saudável

Como fazer uma ceia de natal saudável
O peru ou frango assado servido com legumes é uma ótima opção para a ceia de natal.

Lombinho de porco com bacon: Tempere o lombinho com os temperos da sua preferência e envolva o lombinho com bacon. Para assar, veja o tempo indicado pelo fabricante. Você também pode fazer o lombinho recheado com queijo.

Frango ou peru assado recheado com farofa: A farofa feita com farinha de coco que mostramos lá no início do post, pode ser usada como recheio para deixar o seu frango ou peru ainda mais gostoso.

O jeito é usar a sua criatividade e preparar os pratos que sua família vai curtir. Lembre-se que não é o que você come em um único dia que irá te prejudicar, mas sim os seus hábitos alimentares do restante do ano.

Uma última dica é procurar evitar os produtos que já vem temperados e são oferecidos aos montes nos supermercados durante esta época. Estes produtos, além dos conservantes, possuem muito sódio e outras “bruxarias”, que é sempre melhor evitar.

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