Os malefícios do Caramelo IV para a saúde

Você é uma pessoa que costuma consumir muito refrigerante, mesmo na versão zero açúcar? Então este post é para você. Nele iremos comentar os principais malefícios do Caramelo IV, uma substância que está presente nos refrigerantes mais vendidos do país e com uma quantidade muito maior do que é apresentada no exterior.

O que é o Caramelo IV?

O Caramelo IV é um corante artificial utilizado pela indústria que visa intensificar ou trazer a coloração a alimentos e bebidas. Ele é extraído através de um processo de caramelização e aquecimento de determinados produtos.

Quais os principais malefícios do Caramelo IV para a saúde

Malefícios do Caramelo IV para a saúde

O Caramelo IV quando consumido em excesso pode causar o câncer. As áreas mais propensas para aparecimento da doença seriam no pulmão, esôfago e sangue (leucemia). No Brasil, a Coca-Cola, um dos refrigerantes mais consumidos, além de uma quantidade absurda de açúcar, possui quatro vezes mais a quantidade de Caramelo IV do que a Coca-Cola que é vendida na California, USA.

O consumo excessivo de refrigerante ainda pode trazer outras doenças

O Caramelo IV está presente em refrigerantes como a Coca-Cola, a Pepsi, o guaraná, dentre outros. Além desta substância, o refrigerante é uma bebida com altas quantidades de açúcar (na versão comum) e em sódio (na versão zero). Podem se tornar ainda tão viciantes quanto as drogas.

O açúcar quando consumido em grandes quantidades pode trazer doenças como a diabetes, obesidade, cáries nos dentes, miopia, gastrite, gordura no fígado, gota, trombose, dentre outras.

Já o consumo de altas quantidades de sódio pode trazer problemas no coração, hipertensão (pressão alta), osteoporose, problemas graves nos rins, dentre outros.

A melhor bebida é sempre a água

Por isso, se você sente sede, deve sempre tomar água. Vale dizer que as águas saborizadas, muito populares nos supermercados também tem altas quantidades de açúcar e devem ser evitadas.

Leia também: Os alimentos que fazem muito mal para a saúde

Uma dica para quem sente a necessidade de um sabor ou tem dificuldade em tomar água durante o dia é acrescentar gotas de limão. Além de deixar mais refrescante, tira a monotonia da bebida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.