Como melhorar a alimentação da família

Melhorar a alimentação da família pode parecer uma tarefa difícil. Mas fazendo um pouco a cada dia, é possível trazer a alimentação saudável até para o bichinho de estimação.

Por várias vezes você já se pegou perguntando o que fazer para que todos da sua família tivesse uma alimentação mais saudável? Do quanto gostaria que seus filhos experimentassem mais legumes, frutas ou verduras? Mas aí, se deu conta do quanto isso seria difícil e desistiu?

Posso te dizer que esta pode ser uma tarefa que dá um pouco de trabalho, mas não é impossível. Aqui em casa, todos faziam cara feia para alguns tipos de alimentos, mas com uma variação no cardápio e criando várias oportunidades diferentes para provarem os produtos. Muitas coisa mudou desde então.

O que fazer para melhorar a alimentação da família

Separei algumas dicas que deram muito certo aqui em casa. Você pode tentar algumas delas. É preciso ter em mente que melhorar a alimentação da família é um exercício constante. Muitas vezes você dá um passo a frente e dois para trás. O importante é seguir devagar e sempre.

Refrigerantes agora somente em dias “especiais”

Aqui em casa, existia um consumo muito grande de refrigerante. Sempre tentamos manter a bebida somente aos finais de semana, como era na época que eu era criança. Mas, fomos abrindo exceção e do nada tinha refrigerante na mesa quase todo dia.

Fui radical e praticamente aboli o refrigerante nas compras. Mas, não fiz trocas. Nada de comprar suco em caixinha. Passamos a ingerir mais sucos feitos com polpas naturais de frutas, água com limão e água de coco.

Prepare os mesmos vegetais de maneiras diferentes

Alguns legumes quando feito cozidos, não agradaram muito as pessoas daqui de casa. Mas, tratei de prepará-los de outras formas. Fiz salteados e no forno. Você já preparou legumes no forno? Alguns legumes assados ficam com um sabor espetacular!

Evite comprar pratos industrializados

Pratos prontos são realmente mais práticos, mas não são nada saudáveis. Por aqui resolvi passar a preparar refeições em maior quantidade e separar em porções. Use o congelador a seu favor. Desta forma você sempre tem refeições caseiras frescas, bastando descongelar. Refeições preparadas em casa são mais baratas e não contém as quantidades absurdas de sódio que as industrializadas possuem. Deixando os pratos já prontos, até as crianças podem descongelar no micro-ondas sem maiores problemas.

Como melhorar a alimentação da família

Deixe as crianças participarem

Se você tem crianças em casa, convide-as para ajudar na cozinha. Ao aprender como as refeições são preparadas, muitas passam a se interessar mais pela alimentação de boa qualidade. Tudo que elas querem é seguir os exemplos dos pais. Isso faz uma enorme diferença!

Tentem fazer mais refeições em conjunto

Todos nós temos a vida bastante agitada. É quase impossível reunir todos para fazer as refeições juntos. Tente, sempre que possível fazer ao menos uma refeição em conjunto com a sua família durante o dia. Deixe os smartphones, TVs e tablets longe da mesa.

Veja também: 500 receitas low carb saudáveis para você preparar para a sua família

Ofereça alternativas saudáveis

Quem não gosta de doces e snacks? Para melhorar a alimentação da família é importante oferecer alternativas saudáveis aos lanches tradicionais. Pipoca caseira é mais saudável do que salgadinho cheio de corantes artificiais. Use a internet a seu favor para conseguir novas ideias!

Use estas dicas no seu tempo! Tenho certeza que aos poucos será possível melhorar a alimentação da família e assim, todos ganham mais saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.