Quais as melhores frutas para uma dieta low carb

Se você decidiu fazer uma dieta low carb, sabe que tudo que pode consumir são alimentos saudáveis e naturais. A famosa comida de verdade. Mas, e as frutas? Quais seriam as melhores frutas para uma dieta low carb?

É esta pergunta que estaremos respondendo nas próximas linhas. Eu costumo dizer sempre que frutas são como doces da natureza, não industrializados, que podem sim ser consumidos, mas com moderação.

A primeira pergunta que vem na cabeça de quem está começando no mundo low carb é: Eu posso comer frutas?

A minha resposta seria: Pode e não pode!

Tudo vai depender do seu objetivo atual. Pessoas que ainda precisam perder uma quantidade muito alta de peso, devem, ao menos nos primeiros meses, evitar o consumo de frutas muito ricas em carboidratos.

Ué, mas frutas não são comida de verdade?

Sim! São! Mas lembra quando eu disse lá no início que são doces da natureza?

Eu explico melhor.

Algumas frutas são muito ricas em frutose, que nada mais é… um tipo de açúcar. O açúcar pode estar disfarçado com vários nomes, não se esqueça disso.

Mesmo sendo uma forma teoricamente mais saudável, dentro do seu organismo a frutose é metabolizada da mesma maneira que o açúcar refinado. Ela gera o pico de insulina, que consequentemente irá se transformar em gordura mais tarde.

Geralmente, muitas pessoas que reclamam que estão demorando ou não perdem peso na low carb, é porque estão consumindo frutas muito ricas em carboidratos demais.

Quais seriam as melhores frutas para uma dieta low carb?

Melhores frutas para uma dieta low carb
As frutas vermelhas são ótimas opções na dieta low carb

As melhores frutas para uma dieta low carb são aquelas que tem uma quantidade menor de frutose ou como chamamos também, carboidratos líquidos. Alguns dos exemplos que podemos citar são os seguintes:

  • Abacate
  • Acerola
  • Amora
  • Caju
  • Coco
  • Figo
  • Framboesas
  • Goiaba
  • Kiwi
  • Laranja
  • Limão
  • Mamão
  • Melancia
  • Maracujá
  • Morango
  • Nectarina
  • Pêssego
  • Pitanga
  • Tomate

É importante fazer uma observação: A forma como você vai consumir estas frutas.

O ideal é sempre que você saboreie a fruta “in natura” ou seja do jeito que ela é oferecida, sem transformar em sucos, por exemplo.

Para você preparar um copo de suco, irá precisar de uma quantidade maior de frutas, o que irá aumentar e muito a ingestão de carboidratos. Você também perde as fibras contidas nas frutas ao consumi-las em forma de suco, já que os bagaços acabam sendo descartados.

Podemos usar a laranja como exemplo. Se você comer apenas uma unidade da laranja, com certeza ficará satisfeita e não precisará de outra unidade. Agora já reparou quantas unidades são necessárias para preparar apenas um copo de suco de laranja?

Funciona exatamente desta forma. A questão do consumo de frutas na low carb vai depender exatamente do seu objetivo ou meta atual.

Algumas frutas que você pode evitar principalmente na fase em que precisa perder uma maior quantidade de peso

Estes são tipos de frutas ricas em frutose, ou seja, com uma quantidade muito alta de carboidratos que podem atrasar bastante o seu objetivo final:

  • Abacaxi
  • Banana (Todos os tipos)
  • Ameixa
  • Caqui
  • Jabuticaba
  • Manga
  • Tangerina ou Mexerica
  • Uvas
  • Pêra
  • Jaca

Vale lembrar que até as versões secas e desidratadas, muito encontradas em lojas de produtos naturais sendo vendidas como totalmente saudáveis, podem sabotar qualquer dieta, inclusive a low carb. Até porque, consumindo a versão desidratada da fruta, você tende a ingerir ainda mais açúcares.

Mas eu não consigo viver sem meu suco de fruta!

Frutas Low Carb

Aqui estou partindo do princípio que você passa longe daquele suco em caixinha. Mesmo nas versões “Zero” ou “Light” eles são totalmente ultraprocessados e funcionam da mesma maneira que o refrigerante. De saudável não tem nada.

O que você pode fazer para se adaptar durante este período é tomar água com limão ou então com polpa de maracujá. Não há a necessidade de usar adoçantes.

Conclusão

As melhores frutas para uma dieta low carb são aquelas com baixo índice glicêmico, ou seja, com baixos carboidratos. Se possível ao consumi-las, procure ingerir junto algum tipo de oleaginosas como castanhas ou amêndoas e após as refeições. Ingerir frutas após um jejum intermitente faz com que você tenha um pico de produção de insulina muito mais rápido que o normal, que não é o que queremos aqui. Frutas também não devem ser usadas como lanches.

A verdade é que depois de um tempo adotando a dieta low carb, você sentirá menos necessidades de coisas doces. Você também consegue muitos dos nutrientes presentes nas frutas nos vegetais, legumes e proteínas.

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