O que é permitido comer na Dieta Mediterrânea

O que é permitido comer na Dieta Mediterrânea? Esta é uma pergunta que muitas pessoas que estão em busca de uma alimentação mais saudável se fazem. A Dieta Mediterrânea vem se tornando bastante popular por conta da sua diversidade de alimentos e da facilidade de adaptação para o nosso dia a dia.

A Dieta Mediterrânea conquistou o mundo após estudos comprovarem que a longevidade de moradores das regiôes do Mediterrâneo se dava por conta da aliementação feita pelos locais. Alimentação esta baseada em comida de verdade, gorduras boas e nada de industrializados.

Ficou comprovado que este estilo de alimentação ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, redução do colesterol ruim, além de diminuir as chances de doença de Parkinson, Alzheimer e até alguns tipos de câncer.

Mas, o que é permitido comer na Dieta Mediterrânea?

Engana-se quem pensa que não existe variedade na Dieta Mediterrânea. A quantidade de alimentos é enorme e com a variação dos tipos de preparo, fica praticamente impossível enjoar das refeições.

Mas é importante frisar que, apesar de ser um estilo de alimentação baseado em alimentos de qualidade, isso não significa que podem ser consumidos em quantidades grandes. A moderação ainda é uma boa arma principalmente para quem busca o emagrecimento.

Veja o que é permitido comer na Dieta Mediterrânea:

O que é permitido comer na Dieta Mediterrânea

Produtos Industrializados

Na verdade, começamos a lista com um um item que NÃO é permitido na Dieta Mediterrânea que são os alimentos industrializados. Biscoitos, doces prontos, pratos prontos são totalmente banidos deste estilo de alimentação. Alimentos industrializados são em muitas vezes ricos em açúcar e gorduras que resultam em inflamações e outras doenças.

Castanhas e Sementes

Você pode incluir na alimentação nozes, castanhas, sementes, avelãs, macadâmias, sementes de abóbora, dentre outros. Estes alimentos são ricos em gorduras boas e trazem a sensação de saciedade. Mas, como já mencionamos anteriormente, estes alimentos devem ser consumidos com moderação.

Alimentos permitidos na Dieta Mediterrânea

Peixes e frutos do mar

Os peixes e frutos do mar são muito consumidos dentro da Dieta Mediterrânea. São excelentes fontes de gorduras boas, Ômega 3 e ainda colaboram para evitar inflamações e o envelhecimento precoce das células do organismo.

Vegetais e Frutas

Os vegetais e frutas também fazem parte da base da alimentação da área do Mediterrâneo. Geralmente são consumidas cerca de 10 porções diárias de vegetais e frutas tais como: cebola, couve, espinafre, couve-flor, morango, uvas, melão, pepino, cenoura, couve de bruxelas, maçã, banana, laranja, morangos, etc.

Cereais integrais

Você comer arroz e macarrão, desde que sejam totalmente integrais. Os cereais integrais são mais saudáveis para a saúde por conter uma quantidade muito maior de fibras, colaborando para um melhor funcionamento do intestino e também serem ricos em vitaminas B e E, minerais como zinco, seleênio, manganês, magnésio e potássio.

Queijos e demais laticínios com baixo teor de gordura

É permitido o consumo de leites, queijos e iogurtes com baixo teor de gordura na Dieta Mediterrânea. Os mais consumidos são queijos brancos provenientes do leite de cabras e ovelhas. Caso não os encontre na sua região, não há problemas em substituir pelo queijo minas. No caso dos iogurtes, prefira sempre aquelas naturais integrais, sem adição de açúcares ou saborizados.

Ervas, temperos e azeite de oliva

Use e abuse para preparar as suas refeições. Mas não estamos falando daqueles temperos prontos do mercado, mas sim de alho, cebola, manjericão, salsa, cebolinha, alecrim, tomilho, sálvia, pimenta, etc.

O azeite de oliva pode ser usado para temperar saladas e também para preparar alimentos.

Alimentos da Dieta Mediterrânea

Café e chá

Pode consumir tanto o café quanto o chá sem problemas, desde que não sejam adoçados com açúcar. Se não conseguir tomar puro, use o mínimo de adoçante possível.

Além de mudar seu estilo de alimentação, também é essencial incluir na sua rotina uma atividade física. Procure fazer a que mais lhe agrada. Pode ser uma caminhada, corrida, academia, aquilo que melhor se encaixar na sua rotina.

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